SINDIFÍCIOS garante 100% da convenção e 3% de reajuste - Sindifícios

O SINDIFÍCIOS encerrou a Campanha Salarial deste ano nesta segunda-feira (30.10) após uma negociação difícil com o sindicato patronal (SINDICOND); mesmo assim, conseguiu manter inalteradas as cláusulas da convenção em 100% e conquistou um reajuste de 3% para todos os números (salários, pisos), além de algumas melhorias significativas.

Das grandes conquistas, ficou garantido na Convenção que a Homologação permanecerá no SINDIFÍCIOS e a escala 12×36 só poderá ser feita com a permissão do Sindicato – ambos os itens seriam perdidos com a nova lei trabalhista.

Além disso, a CESTA BÁSICA e o TICKET ALIMENTAÇÃO foram unificados e trouxeram um ganho: o ticket era diário e não era pago durante as férias, período de afastamento por doença e outras situações em que o trabalhador ficava afastado; agora, o trabalhador receberá o equivalente aos 30 dias. O valor dos dois itens juntos é de R$ 446,35 e receberá o nome de VALE ALIMENTAÇÃO.

“Num contexto delicado por conta do atual momento do país em que muitas garantias estão sendo perdidas com a nova lei trabalhista, conseguir segurar a todo custo nossa convenção é uma grande vitória”, garantiu o presidente do SINDIFÍCIOS, Paulo Ferrari. Considerando os valores de inflação, INPC e demais índices que não chegaram a 2% nos últimos 12 meses, alcançar os 3% também deu um ganho real aos trabalhadores.

Toda categoria estava apreensiva com a situação e o Sindicato conseguiu informar cada passo da negociação pelas redes sociais e site, levando aos representados transparência e confiabilidade.

A assembleia geral da categoria foi em julho e de lá pra cá duas contrapropostas do patronal foram negadas: uma delas oferecia o reajuste de 1,63% e a retirada de diversos itens da convenção e, na última semana, outra contraproposta de 2%, que não era suficiente para trazer ganho real.

Confira os números dos PISOS, calculados sobre os salários de 1.º de outubro de 2016, com vigência a partir de 1º de outubro de 2017. Isso significa que o reajuste é retroativo e já devem ser acertados no próximo pagamento.

PISOS

1. a) Zeladores – R$ 1.384,77
  2. b) Porteiros, Vigias, Cabineiros ou Ascensoristas, Garagistas, Manobristas e Folguistas – R$ 1.326,50
  3. c) Faxineiros e demais empregados – R$ 1.268,23

VALE ALIMENTAÇÃO: R$ 446,35

A convenção na íntegra pode ser consultada no site do Sindicato: www.sindificios.com.br.