Trabalhadores que atuam em condomínios que alugam imóveis por intermédio das plataformas digitais de hospedagem têm procurado o SINDIFÍCIOS para pedir ajuda e narrar as mais adversas situações; o Sindicato levará o assunto para o sindicato patronal durante a campanha salarial deste ano. “A ideia é criar normas para que nosso representado esteja amparado para desempenhar suas funções”, afirma o presidente do SINDIFÍCIOS, Paulo Ferrari.
Em alguns casos, o próprio condomínio não é comunicado da locação. O hóspede chega ao prédio sem orientação sobre o imóvel locado e quer ser tratado pelos porteiros como se estivesse fazendo o check in num hotel. Eles pedem apoio sobre a unidade locada, informações sobre o condomínio e a região (restaurantes, alimentação, aluguéis, passeios); muitos querem deixar as malas na portaria enquanto aguardam contato com o locador ou enquanto estão aguardando o voo de volta à origem.
Entre os problemas mais comuns está a dificuldade de comunicação com hóspedes estrangeiros que não falam português e a circulação de pessoas estranhas nas áreas comuns. “Esse tipo de locação ocorre, em sua grande maioria, sem prévia análise do locador e põe em risco a segurança do condomínio” explica o presidente do SINDIFÍCIOS, Paulo Ferrari. Alguns também utilizam a unidade para encontros amorosos, reuniões com muito barulho e consumo excessivo de drogas e álcool, desrespeitando os horários de repouso dos demais condôminos, gerando muita confusão.
O resultado disso tudo é o acréscimo de atividades aos porteiros em razão da alta demanda de hóspedes e da troca constante de pessoas, além das reclamações que recebem dos moradores para corrigirem os problemas causados por esses locatários.
Por hora, o SINDIFICIOS tem orientado para que sejam feitas assembleias no condomínio entre os moradores para o regulamento interno adotar regras mais específicas e rígidas envolvendo esse tipo de locação. Além disso, o Sindicato também alerta para a necessidade de haver um responsável pela locação presente no local para recepcionar e orientar os respectivos hóspedes.